Você provavelmente já ouviu essa música: Ciranda da bailarina. Aquela que diz que se procurarmos bem, todo mundo tem defeito, mas a bailarina não tem não. A bailarina é perfeita. Temos muitas interpretações pra essa música de Chico Buarque, que vão desde a ideia de que o autor estava se referindo a bailarina de caixinha de música, até a leitura de que a música era uma crítica à ditadura.
Gostaria de trazer hoje algo diferente pra essa música. Na semana passada o devocional foi sobre a dedicação que uma bailarina deveria ter, e hoje quero falar sobre a perfeição que todos pensam que ela tem. Apesar da disciplina e controle que essa profissão exige, é impossível que os profissionais da área deixem de ser humanos. Mesmo que no palco dancem como anjos do sincronismo, as emoções estão ali pra “bagunçar” toda perfeição.
A beleza do nosso ministério, é que ele aceita todo mundo apesar das imperfeições. Nosso público é composto por um espectador muito mais ilustre que qualquer autoridade desse mundo, mas que recebe com amor incondicional a adoração dos seres imperfeitos criados por Ele mesmo.
O público do teatro que paga geralmente algum bom valor para assistir as apresentações pelo mundo, consegue ver o exterior dos interpretes e nada além disso. Nós dirigimos nossa dança preparada, coreografada e treinada, mas devemos entender que Ele verá muito além dos nossos passos. Ele vê nosso coração. E se a bailarina não apresenta defeito nenhum aos olhos da igreja, pode acreditar que Deus consegue ver cada uma das falhas que gritam no nosso interior.
Somos bailarinas expostas. Totalmente expostas perante um Deus que não precisa procurar bem pra ver que a bailarina tem sim muitos erros. Mas quero terminar esse texto com uma boa notícia. Esse, que vê suas falhas internas que mais ninguém vê, também pode corrigi-las e transforma-las.
Se exponha, se entregue e dance por inteiro perante Ele, que não está procurando bailarinas de caixinha de música perfeitas. Ele procura você, se você realmente adorar em espírito e verdade. Se você não está lá para ser perfeita aos olhos do mundo, mas sim alguém que busca a perfeição querendo ser igual à Ele.
Para pensar
Você tem apresentado à Deus suas imperfeições, para que Ele possa tratar?
Para ler
João 4:1-44 – Deus vendo o interior!