Fico confusa com pessoas que compartilham milhares de vezes a foto do Carrefour vendendo mexerica descascada e separada em gominhos. É claro que temos que lembrar que tem fruta pra caramba sendo vendida sem casca, e até pelo mesmo preço como mostrou a matéria da Folha de SP, mas parece que todo mundo esquece que o problema não é só na fruta. Ao ver a foto viral daquela mexerica, só consegui pensar que pelo menos ali, provavelmente não tinha tanto conservante ou sódio quanto nas demais coisas prontas que compramos. Claro que o problema desse bando de plástico desnecessário envolvendo a mexerica é real. Se você tem dúvidas dos efeitos dessa embalagem na natureza, acesse o Deslixe-se que você vai entender tudo. Mas será que não temos problemas maiores de alimentação pronta?
Alho picado. Ou pra facilitar mais ainda, alho picado com cebola, pimenta e cheiro verde. Molho pronto não é tomate descascado, sem semente e já batido? A Laranja já vem espremida e sem semente na caixinha. Pêssego, uva, maçã, maracujá… tudo já pronto e encaixotado. A pimenta já chega como molho assim como o tempero da salada e da carne.
Eu já comprei e ainda compro tudo isso. Mas depois que comecei a trabalhar em casa, bem menos. Tem uma feira aqui na rua de baixo, onde vou todas às quartas. Feira não é só comércio. É laboratório e oportunidade de aprendizado. O cara da banca de tomate, por exemplo, vende uns sacos com uns 2 quilos de tomates bem maduros. No começo pensava em só comprar aquilo se a grana tivesse muito curta, até que uma vizinha me ensinou, na banca mesmo, que era bom levar pra casa, descascar e bater no liquidificador. Depois é só congelar e pronto! Molho de tomate natural pra semana toda, meu bem.
Não sou vegana. Sequer sou vegetariana ainda. AINDA. Não sou uma boa “natureba” mas confesso que adoraria ser. O objetivo é conseguir mudar meus hábitos até os 30 anos (que estão bem pertinho), mas até lá não vou criar caso com a pobre mexerica, que é o menor dos nossos problemas.