Explicação
Tenho postado toda segunda um devocional especial para meninas que fazem parte do ministério de dança em suas igrejas. Tenho recebido bons feedbacks, mas lembre que se discordar de alguma coisa nos textos, comente também em? 🙂
Não estou bem para dançar
Na bíblia, temos duas personagens importantes para quem compõe ministério de dança. Se você perguntar pra qualquer líder ou jovem que faz parte de um grupo sobre personagens bíblicos que dançaram, vai ouvir “Davi” e “Miriã” com certeza. Miriã cantou e dançou com outras mulheres, quando os hebreus passaram pelo meio do mar vermelho, e viram o exército de Faraó ser submerso. Davi dançou na presença de Deus quando trouxe a arca da aliança de volta para o templo. Uma grande festa, cheia de alegria.
A minha pergunta hoje é: se a dança é vista na bíblia geralmente como expressão de alegria, devemos dançar quando estamos tristes, chateadas ou desanimadas? Você já pensou, falou ou mandou uma mensagem do tipo “não estou bem pra dançar hoje”?.
Adiantei as perguntas que geralmente coloco no fim do texto para que você se identifique, pois acho que a maioria de nós já pensou assim e teve muita vontade de esperar voltar a ficar bem pra poder dançar com alegria.
Eu não tenho um personagem bíblico aqui pra te apresentar que dançou na tristeza, mas gostaria de lembrar que em nossos ministérios, a dança não representa alegria em todos os casos, mas ela sempre vai representar adoração. Então quando você ministra, você está prestando culto à Deus, e o adorando. E por isso vou mudar a pergunta.
Devemos adorar quando estamos tristes, chateadas ou desanimadas? Você já pensou, falou ou mandou uma mensagem do tipo “não estou bem para adorar hoje”?
Acho que você sabe a resposta, mas por via das dúvidas ela é SIIIIM! Um longo e sonoro SIM!
Não deixe os desânimos diários terem o poder de derrubar sua dança, seu ministério, e acima de tudo, sua adoração. Aproveito para deixar uma dica. Eu geralmente chego cedo nos ensaios (quer dizer… chego bem perto da hora mas vez ou outra tem atraso de uma bonitinha rs), e aí quando tem algo me incomodando, o que não é difícil, eu coloco um hino e danço/adoro sozinha. Tem um hino com o qual eu gosto muito de fazer esse processo. Vou deixar os vídeos abaixo e te convido a fazer o mesmo. Chama-se Closer, do Bethel Music. O vídeo está legendado pra você entender como é bom pedir pra Deus chegar mais perto, ainda mais quando precisamos tanto.
É Deus, quem nos fortalece. Então se entregue!
Para pensar nessa semana
As perguntinhas de cima.
Para ler
Habacuque 3:17-19 – Só leia. Você vai entender.
Para ouvir