É muito ódio na igreja dos haters evangélicos

“Hater” é um termo usado na internet para definir pessoas que postam comentários de ódio ou crítica sem muito critério. (Wikipédia). Hater evangélico é a pessoa que faz isso com outros cristãos, às vezes por se considerar melhor/mais sábio do que a pessoa com quem está discutindo.

Ando assustada com algumas pessoas com quem tenho me deparado na internet. Sei que meu pensamento é incomum e muitas questões que defendo são polêmicas, mas gostaria de saber em que ponto tantos grupos da sociedade perderam a noção de básica de educação.

Gostaria de abordar especificamente a igreja. Para ser mais específica ainda, a igreja evangélica. Só nessa semana interagi com dezenas de cristãos furiosos. Eu até entendo quando se critica um movimento ou uma figura pública em destaque com um pouco mais de revolta, mas ver cristãos usando palavras de baixo calão com outro irmão me faz ficar em dúvida sobre a escola dominical que frequentaram.

No capítulo 5 da carta de Paulo aos Gálatas, podemos ler um texto maravilhoso e entender o que é fruto de um espírito que anda com Deus, e o que é fruto da carne do homem. Bem separadinhos! Olha só:

Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. – Gálatas 5:19-23

Então se você demonstra muito ódio, ira, discórdia, dissensão ou coisas semelhantes na sua fala, pode ser que você não esteja exatamente livre, certo? Mas se ao discordar você é amável, bondoso e manso você revela frutos do espírito, certo?

Talvez eu esteja errada, até mesmo por que altero meu tom de voz às vezes em uma discussão, Mas geralmente quando vou escrever tenho tempo pra pensar, reler e consertar alguma grosseria. Afinal, se eu não tenho sequer a capacidade de revelar Cristo em palavras escritas com outros cristãos, como posso fazer isso na minha rotina? Ou não posso, ou estou sendo hipócrita. Se consigo andar sorridente e educado por aí, mas na internet não tenho respeito com ninguém pois não estou interagindo pessoalmente, há algo de errado comigo.

Melhorem irmãos. Melhorem muito.

Palavras-chave:

1 comentário em “É muito ódio na igreja dos haters evangélicos

  1. Eu, Miriana, como cristã, digo que concordo com a sua opinião, sinto vergonha dessas pessoas, que mancham a imagem do cristão, essas pessoas esquecem que devemos glorificar a Deus em tudo, até nas pequenas palavras, as pessoas esquecem de que Deus está em toda parte e não apenas na igreja, várias vezes já vi cristãos perdendo a cabeça em discussões e depois ir correndo pedir perdão, mas se essas pessoas possuem ao menos mansidão e temperança, não chegariam a esse ponto, acho que estão esquecendo de seguir os exemplos que Jesus nos deixou.
    Ótimo texto Sara!

Deixe um comentário