Gosto muito de trabalhar com crianças. Atualmente desenvolvo um trabalho voluntário em minha igreja voltado para elas, e cada dia representa uma experiência nova tanto para elas quanto para mim. Ainda há muitas igrejas que focam o trabalho com crianças exclusivamente no estudo bíblico. Eu entendo que esse ponto é realmente o mais importante que a igreja deve trabalhar, mas não precisa ser o único.
Infelizmente estamos vivendo uma época onde o amor se esfria cada vez mais. Felizmente, temos muito acesso à informação nesses dias de ódio, e podemos usar isso para cultivar conhecimento não só em nossos filhos, mas em todas as crianças que pudermos proteger.
É muito importante que uma criança saiba coisas como:
– Denunciar se viver ou ver algum abuso;
– Denunciar violência doméstica;
– Identificar comportamento preconceituoso;
– Acessar seus direitos;
– Ter total conhecimento de que ela é prioridade, independente de sua classe social.
Se você faz trabalho voluntário ou é professor de escola dominical para crianças e adolescentes, precisa ser uma figura de confiança para eles e saber orienta-los se estiver sofrendo algum tipo de violência ou abuso. Muitas crianças sofrem caladas e são traumatizadas por não encontrar uma figura assim, nem dentro de suas casas ou igrejas. É trabalho e obrigação de qualquer cidadão proteger alguém em situação de risco. Essa responsabilidade é ainda maior quando falamos de crianças e adolescentes.
Para começar, vou deixar a dica aqui sobre o Mutirão Mundial de Oração.
A campanha disponibiliza muito material cristão para igrejas fazerem um ótimo trabalho. Como no dia 18 de maio é o dia nacional de combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, a sugestão é para que o projeto seja desenvolvido no mês de maio e junho, mas nada impede que você realize em outras datas, ou uma vez por mês. O importante é fazer, pois como diz o texto da campanha:
As crianças do mundo precisam de nossas orações. Crianças socialmente vulneráveis é uma causa universal. Seja rico ou pobre, ditatorial ou democrático, grande ou pequeno, em todas os países do mundo crianças sofrem como resultado das ações irresponsáveis dos adultos numa sociedade que insiste em se afastar de Deus.
No site da campanha você pode entender topo o propósito, baixar material e participar ativamente.
Acesse: http://www.redemaosdadas.org/mutirao-mundial-de-oracao/mutirao-mundial-de-oracao-2015/
Lembre-se: se presenciar algum tipo de violência ou abuso contra crianças e adolescentes, faça bonito, disque 100 e denuncie. Denuncie sempre! E divulgue essa ideia!
Clique aqui para entender o 18 de maio!
Divulgue a campanha nas redes sociais e mobilize seus amigos.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=31VfFCD8AoU&w=560&h=315]