Cristão pode/deve ser vegetariano?

A resposta é: você que sabe! Se estava procurando só uma resposta pode parar de ler o texto aqui pois é isso mesmo viu? Agora vou explicar por quê a gente não precisa brigar com os amiguinhos na igreja ou em qualquer lugar quando eles se tornam vegetarianos, até mesmo por ser muito chato ficar criticando as atitudes pessoais das pessoas que em nada vai interferir na nossa vida né?

Gosto muito de um texto “Não quer ajudar, não atrapalha” do Gregório Duvivier. Ele conta como as pessoas gostam de criticar quem está fazendo alguma coisa, mesmo que seja algo bom e dá vários motivos para isso. Temos que entender que sempre vai ter alguém querendo nos criticar por algo, então apesar dos meus esforços para prestar um serviço nesse texto, sei que para muitos críticos não vai adiantar resposta nenhuma. Meu conselho é: tente, mas não deixe virar briga. Isso é um conselho principalmente para mim.

Minha experiência

Já faz um tempo que vinha tentando ser vegetariana. Fazia a campanha Segunda sem Carne, mesmo falhando às vezes. Tentei tirar um tipo de carne por vez e também não funcionou. Estava buscando alternativas de ir aos poucos, até que o caminhão de porcos que tombou no rodoanel no dia 25 de agosto foi o impulso que eu precisava para tirar tudo de vez. Foi o maior impacto quando ouvi os gritos dos animais ao derrubarem a carreta pela milésima vez. Comecei a chorar e me lembraram que eles estavam indo todos pra abate, então iam morrer de qualquer jeito.

A partir do dia 26 de agosto decidi parar com o consumo de carnes, e parei. Simples assim. Sou ovolactovegetariana pois ainda consumo ovos e leite, e apesar de saber que é bom parar também acredito já ter dado um bom passo. Os porcos do rodoanel me ajudaram, mas minhas pesquisas sobre consumo consciente já tinham me convencido que deveria parar. Para não escrever milhares de dados sobre isso, vou deixar aqui um vídeo super completo para você saber do que estou falando, e entender como é importante evoluirmos nesse sentido.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=KmIprNpcd94&w=560&h=315]

Cristão pode?

Pra começar podemos tudo né? Eu chego a ficar chateada com gente que vem com versículos isolados para falar que alguém está errado, principalmente porque eu não estou tentando fazer ninguém ser vegetariano também. Aconselho e digo que é bom sim, mas não vou te encher cada vez que vir você comendo um bife. É uma opção e cada um tem o seu livre arbítrio, inclusive eu. Então vou registrar uma resposta para cada argumento que ouvi até agora.

Mas depois do dilúvio Deus falou para os homens comerem os animais. Gênesis 9:3

Esse é o típico exemplo do “vou ler só esse aqui e ignorar o resto do capítulo” né? No verso 5 do mesmo capítulo, Deus já diz que derramar o sangue de um animal é como derramar o sangue de um homem. Esse argumento é repetido novamente em Isaías 66:3, onde diz que o que mata um boi é como quem mata um homem. Esse capítulo de Isaías está tratando de pessoas que fazem as coisas por fazer, sem ter o coração entregue naquilo. Não é o caso da bíblia exigir o vegetarianismo, mas fica bem claro que Deus vê isso com bons olhos, até mesmo porque em Gênesis 1:29 Ele orienta Adão e Eva a serem veganos, assim como orienta Daniel, Ananias, Mizael e Azarias no livro de Daniel. O fato de Deus ter permitido comer animais, não quer dizer que Ele adorava a ideia. Acredito que após o dilúvio havia uma certa necessidade até as sementes germinarem novamente na terra, mas isso é pura especulação minha. Só estou deixando claro que quem usa esse verso como argumento contra a prática vegetariana, não leu o capítulo todo.

Mas Jesus comia peixe. Lucas 24:42-43

Não só comia como também multiplicava para os outros comerem, mas essa é a única vez em que Jesus aparece comendo carne na bíblia. Ele pode ou não ter comido cordeiro na ceia, assim como pode ou não ter sacrificado algum animal para cumprir um ou outro ritual judaico. Baseado no fato de que, com certeza, ele comeu apenas uma vez, isso justifica a nossa indústria cruel? Se as pessoas ficassem um dia por semana sem comer carne, já teríamos um impacto ambiental muito positivo, então se quer usar Jesus como exemplo para criticar vegetarianos, ao menos o imite e coma MENOS carne. rs Tem gente que defende que esse peixe que Jesus comeu era na verdade uma alga e a história tem um erro de tradução. Também tem evangelhos apócrifos que defendem que Cristo foi vegetariano. Eu realmente não me permito usar esses argumentos, até mesmo porque não é uma questão relacionada a minha fé, como expliquei.

Mas Deus mandou Pedro matar e comer os animais imundos. Marcos 7:19

Nessa passagem estamos falando claramente de uma comparação. Pedro está sendo ensinado a não diferenciar as pessoas como puras e impuras, comparando os judeus e gentios aos animais que ele vê. Não estamos falando de comida, por favor!

Mas Paulo diz que quem come só vegetais faz isso porque sua fé é fraca. Romanos 14:2 

Outra vez: tem que ler o capítulo inteiro sem preguiça, gente! Romanos é o maior tratado de soteriologia da bíblia, e fala tanto da salvação quanto das coisas que precisamos nos libertar, como por exemplo: JULGAR! Eu não estou aqui tentando te condenar por você comer carne, assim como você não deve me condenar por ter deixado de comer, pois eu (e espero que você também) estou fazendo isso para a glória de Deus. Não preciso te convencer, pois não precisei que ninguém me convencesse. Foi um processo pessoal de esclarecimento. Decidi que não vou mais colaborar com uma indústria tão prejudicial ao planeta e ao meu corpo (que é templo do Espírito Santo) e isso também é para a glória de Deus. No mesmo capítulo 14 de Romanos, após Paulo ter dito sobre a questão da fé fraca, ele deixa bem claro que haviam pessoas que não comiam carne por achar que aquilo as condenaria perante Deus. Eu prometo que não vou pregar sobre o vegetarianismo como meio de salvação, tá? Então esse argumento também não se aplica. Reparou que segundo Paulo, isso sequer deveria ser assunto de discussão?

Assim, seja qual for o seu modo de crer a respeito destas coisas (alimentação), que isso permaneça entre você e Deus. Feliz é o homem que não se condena naquilo que aprova. – Romanos 14:22

A gente vê algumas pessoas que gostavam muito de carne sendo reprovadas por Deus também né? No capítulo 2 de I Samuel, nós vemos Hofni e Finéias mandando ver na carne que era oferecida em sacrifício para se alimentarem, e isso era tanto desnecessário quanto falta de respeito. Que aconteceu? Morreram no mesmo dia e jovens. Os israelitas no deserto também ficaram cansados do Maná, que era um tipo de semente de coentro que eles amassavam e faziam um bolo que tinha sabor de mel ou azeite (huuuum). No capítulo 11 do livro de Números, podemos ver como Deus ficou decepcionado com o povo pedindo carne pra Ele, mesmo tendo Maná disponível todo dia. Moisés intercedeu e Deus enviou Cordonizes pra todo mundo comer por um mês, mas a gula do povo decepcionou tanto o Senhor que…

Mas, enquanto a carne ainda estava entre os seus dentes e antes que a ingerissem, a ira do Senhor acendeu-se contra o povo, e ele o feriu com uma praga terrível. – Números 11:33

Para ser bem objetiva mesmo, gostaria de finalizar esse texto dizendo novamente que não é uma questão de fé, mas me sinto muito melhor com Deus sabendo que não contribuo tanto com a violência contra animais, e que o impacto ambiental que produzo reduziu ainda mais (já separo meu lixo reciclável há anos) e com o tempo pretendo melhorar ainda mais.

Se você é onívoro (come de tudo), tenho certeza que isso não vai influenciar no seu cristianismo, assim como o vegetarianismo só pode influenciar positivamente no meu. Então, sem mais brigas. Ser ou não ser… Irmão, você que sabe! 😉

7 comentário em “Cristão pode/deve ser vegetariano?

  1. Ola Sarah a paz do Senhor! Gostaria de parabeniza-la pelo texto, o melhor que li ate agora (sobre esse assunto tao polemico) explicativo e sem ofender nenhum dos lados com suas palavras. Sou crista e ha algumas semanas pesquisando sobre o assunto decidi me tornar vegetariana, e aos poucos me adaptar ao veganismo. Creio que Deus nao condenou na Biblia o consumo de carne, porem naquela epoca nao existia a exploraçao e maus tratos aos animais que a industria comete hoje visando apenas o lucro, acredito que Deus nao aprove a pratica usada hoje, mas adoto a mesma postura que voce, cada um sabe o que é melhor para sua saude e nao devemos causar brigas por causa disso, cada um deve respeitar a opiniao do outro.
    Que Deus te abençoe.
    Um abraço
    Thais

  2. Amei o texto! Também sou vegetariana e sou cristã recém convertida, e muitos cristãos mais antigos ficam tentando me convencer que eu esteja errada em ser vegetariana.

  3. Excelente texto, Sara. Acredito que a preponderância dos cristão, no geral, não sejam vegetarianos e, com isso, a probabilidade de encontrar textos de cristãos defendendo o consumo de carne com a bíblia usando versículos como argumentação (porém caindo no ditado: “um texto fora de contexto vira pretexto”). Você mostra argumentos também, mas em defesa à prática vegetariana, com imparcialidade e propriedade. Parabéns!

Deixe um comentário