Feminismo para cristãos

Nos últimos meses houve um “boom” nas redes sociais sobre o tema feministas cristãs, provavelmente em decorrência de uma matéria que saiu na BBC Brasil e que foi replicada no G1 também no final de julho. A notícia fala sobre um grupo de feministas evangélicas no Facebook que debate o feminismo sob a ótica cristã. Fiquei muito feliz ao saber da existência do grupo exatamente por ser feminista e evangélica. Foi uma sensação de não estar sozinha no mundo.

A grande questão é que com a exposição do grupo, houve também o aparecimento de uma série de páginas “cristãs” criticando o movimento e acusando as participantes de heresia. O maior e quase que principal argumento é que a mulher deve ser submissa ao homem pois ele é o cabeça segundo a bíblia e ponto final. Por causa disso, feminismo seria um dos piores pecados e contradições bíblicas.

É claro que sabemos que a internet está lotada de haters, trolls e críticos de tudo, e acabamos aprendendo a ignorar certas coisas. Isso passou. O grupo continua, as páginas continuam e os pensamentos feministas ou não continuam também. Resolvi escrever esse texto por algo que aconteceu no final de semana, e que me fez lembrar muito do ocorrido, me chacoalhando quanto a necessidade de se debater o assunto.

Conversava com algumas adolescentes para as quais dou aula na Escola Bíblica Dominical (EBD) e no meio da conversa uma delas defendeu veementemente que mulher tem que ficar em casa, limpar, cuidar dos filhos e do marido e o homem tem que trabalhar! Maior foi minha surpresa quando praticamente todas concordaram, e as que não concordaram simplesmente não emitiram opinião contrária. Mandei um “quem é que disse isso para vocês?” bem espantada e nenhuma delas conseguiu me responder nada além de “ah todo mundo fala, tia”. Para elas fiz uma longa explicação que as fez pensar por si, talvez pela primeira vez em suas vidas. Mas e para as outras?

No mundo, meninas se casam antes dos 16 anos e são violentadas em proporções assustadoras. Outras, não tem aceso à escola por serem do gênero feminino. Mulheres não conseguem emprego para sustentar seus filhos, por serem mulheres e muitas vezes tudo isso tem o total apoio de uma religião machista, como por vezes o falso cristianismo é.

Igrejas, pastores, líderes e professores de EBD, nós precisamos ensinar nossas meninas que a submissão bíblica não pode ter nenhuma relação com o machismo. Precisamos entender e defender a igualdade de gênero nas nossas atividades de forma prática. Já temos formado nos últimos anos uma quantidade assustadora de machistas em nossas comunidades que acham que a mulher não pode ser nada além de rainha do lar, e que isso já é uma grande honra. A ideia está completamente errada.

Meninas, jovens e mulheres, submissão é estar sob uma missão, ou seja, se você casou com um missionário, AMBOS estão sob o chamado de missões, e não significa que ELE manda e você OBEDECE. Isso sequer é casamento. Vocês podem e devem correr atrás dos seus sonhos, ter tudo em comum, conversar sobre tudo e ter IGUALDADE de opinião e de oportunidades no casamento, na carreira, na igreja e na vida. Eu não estou dizendo que a bíblia está errada. Estou dizendo que ela está sendo usada por pessoas de má fé para aplicar um machismo descarado e prejudicial nas nossas meninas e isso precisa parar.

Se estudarem a igreja de Corinto, onde encontramos o texto sobre submissão, vão entender os motivos que levaram Paulo a focar tanto no controle das mulheres. Se tiver interesse, leia esse Estudo da primeira epístola de Paulo aos coríntios, principalmente na tópico de religião e comportamento feminino. Se não quer estudar nada, por favor também não discuta com ninguém.

Peço também que parem de confundir feminismo com outras coisas. O feminismo é a luta pela igualdade, e isso é mais do que justo. Olha que fácil:
feminismoNão é mulher que odeia homem, não é mulher que não se arruma, não é mulher que aborta e não é mulher que anda nua. Eu sou feminista e eu sou cristã. Já expliquei que sou contra o aborto apesar de ser a favor da legalização e também sou contra alguns tipos de manifestações pois contradizem a minha fé. Cristo está acima de qualquer ideologia para qualquer cristão sincero, e isso não vai mudar mesmo que eu decida defender todas as causas do mundo.

No meio do “boom” que comentei no começo do texto, uma certa página que me recuso a divulgar, pediu para que meninas enviassem fotos com a frase “mulheres cristãs não são feministas”, ou seja, a mulher que busca igualdade de gênero não pode servir a Cristo, o mais justo de todos os homens. Há um tempo também rolou uma série de fotos nas redes com a frase “eu não preciso do feminismo” seguido de vários motivos que mostravam uma clara confusão entre os movimentos da imagem acima. Mulheres que reproduzem o machismo também são vítimas, e elas precisam ser esclarecidas para que se alcance uma sociedade justa.

Mulheres, homens, crianças, cristãos e qualquer ser humano precisa sim do feminismo. Garanto que é muito fácil fazer piada com isso desrespeitando a ideia sem conhece-la como muitos tem feito. Difícil mesmo é pensar. Pensar que um Deus justo não aceita a injustiça da diferença salarial entre homens e mulheres. Pensar que Deus abomina as estatísticas humanas de mulheres que morrem todos os dias, vítimas de machismo. Pensar que Cristo ensinava homens e mulheres juntos, sobre as mesmas coisas, e que certa vez ensinou uma mulher que sentou aos seus pés, coisa que só homens podiam fazer: sentar aos pés do mestre para aprender. Ao ser questionada a mulher não precisou responder pois Cristo respondeu por ela.

Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa. Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra. Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: “Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!”. Respondeu o Senhor: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada“. – Lucas 10:38-42

Quer cuidar da casa e dos filhos enquanto seu marido vai trabalhar? Faça isso! Mas que seja por escolha e não por imposição. Feminismo é liberdade de escolha independente de gênero.

Homem cristão, se você não suporta o fato de rebaixarem mulheres a objetos nos comerciais de cerveja, se é contra a erotização infantil das meninas que mal saíram da adolescência mas já começam a ser vendidas como símbolos sexuais nas revistas, se é contra a ideia de que a mulher não passa de uma serva e se é contra coisas semelhantes, eu te parabenizo. Você já compartilha a causa feminista! Não demonize isso.

Eu já postei o vídeo do discurso da Emma Watson na ONU sobre a campanha #HeForShe #ElesPorElas, mas faço questão de terminar esse texto postando novamente. Assista e entenda para depois argumentar. Mulheres divulguem essa ideia. Homens, assumam esse compromisso e assinem pela igualdade de gênero. Ser cristão é mudar o que Cristo mudaria, e eu tenho certeza que Ele não está do lado de um machismo descontrolado, principalmente dentro das igrejas que deveriam proteger e lutar pelos oprimidos.

Eu preciso do feminismo porque não aceito que me limitem por ser mulher;
Eu preciso do feminismo porque eu tomo as minha decisões, e não a sociedade;
Eu preciso do feminismo porque sirvo um Deus justo;
Eu preciso do feminismo porque já não vivo eu, mas Cristo vive em mim;
Eu preciso do feminismo porque sou cristã!

E você?

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=rq-jogDdKFU&w=560&h=315]

37 comentário em “Feminismo para cristãos

  1. Nunca li tanta incoerência de uma vez só.. Minha amiga, o feminismo nega a Deus, dizer que é contra o aborto, porém a favor da legalização, é a mesma coisa que ser a favor do aborto. ‘Más existem mulheres pobres que morrem todos os dias em abortos clandestinos” Pois bem, a vida delas vale mais que a das crianças que estão morrendo? Como ser a favor de legalizar algo que nosso Deus odeia e mesmo assim manter a consciência limpa? sinceramente acho que você não deveria nem dar aula em ebd pra meninas enquanto não sair de cima do muro. Porque ou você não é feminista ou não é cristã. As duas coisas não pode ser

      1. Então xará, vamos lá
        Primeiro, se não fui clara o bastante no primeiro comentário, gostaria de esclarecer aqui, é com o seu texto inteiro que eu discordo, não tem nada nele que me faça achar plausível uma pessoa cristã se auto-denominar feminista.
        Por que? Simples, a própria definição de feminismo mostra que essa não é a vontade de Deus. Pegando de um site qualquer: “feminismo é um movimento social, filosófico e político que tem como objetivo direitos equânimes (iguais) e uma vivência humana por meio do empoderamento feminino e da libertação de padrões opressores patriarcais, baseados em normas de gênero”.
        Mas igualdade não é o desejo de Deus? alguém pode perguntar, Não é isso que ele nos diz em Gálatas 3.28? (Não há judeu nem grego, escravo ou livre, homem ou mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.) esse é o versículo mais usado por “feministas cristãs” para defender que para Deus somos iguais, mas o problema disso é a falta de contextualização, não se pode simplesmente pegar um versículo solto e jogar em qualquer situação para servir determinada vontade.. No caso desse versículo, Paulo não está dizendo que somos iguais no sentido de podemos exercer as mesmas funções na sociedade, está dizendo que somos iguais no sentido de “não importa se você nasceu judeu ou se se converteu a Cristo na vida adulta, para Deus somos um só povo”. Pois para Deus, mesmo que o mundo insista em negar, existe sim papel de homem e papel de mulher (e é isso o que o feminismo tenta desconstruir todos os dias) já que os padrões opressores patriarcais baseados nas normas de gênero são justamente as ideias “antiquadas” de que homem deve fazer isso e mulher deve fazer aquilo.
        Pois bem, voltando ao texto,
        1- Gostaria que você me explicasse de que forma o cristianismo é machista

        2- “Meninas, jovens e mulheres, submissão é estar sob uma missão,”
        Desde quando? Qualquer dicionário ou site da internet irá definir submissão como condição obediente, “ato ou ação de se submeter a algo ou alguma coisa; deixar dominar passivamente; uma forma de subordinação, vassalagem ou servidão” Está claro na bíblia e claro nos dicionários, ninguém pode mudar o sentido de uma palavra para satisfazer seus objetivos, quando a Biblia diz que as mulheres devem ser submissas a seus maridos, assim como são submissas a Deus… Como isso pode significar que as mulheres estão sob a mesma missão que Deus? Acho que, para combater o machismo existente em algumas pessoas, ao invés de negar o que a biblia claramente ensina, você poderia ensinar que, no mesmo capitulo em que a biblia diz que as mulheres devem se submeter aos maridos, diz também que os maridos devem amar as esposas como Cristo amou a igreja, e se necessário for, morrer por elas. Isso não é uma linguagem metaforica, Deus deixa claro que os maridos devem amar as esposas de tal forma que, se necessário for MORRER para lhes salvar as vidas, eles devem fazê-lo sem hesitar. Você imagina a responsabilidade que está depositada nos maridos? Que Deus é justo e não diria a mulheres para obedecerem homens maus. Pelo contrario, devemos casar com homens de Deus, que nos amem da forma como Ele ordena e ser submissas a eles, com prazer, pois essa é a a nossa missão como esposas. Isso não significa que Deus é a favor de relacionamentos abusivos, de maridos que abusam fisica e psicologicamente de suas mulheres, mas siginifica que Deus nos ama de tal forma que pôs sobre nossos maridos a responsabilidade de cuidar de nós, de nos amar como Ele amou a igreja.
        3- “Cristo está acima de qualquer ideologia para qualquer cristão sincero, e isso não vai mudar mesmo que eu decida defender todas as causas do mundo.”
        Na verdade, o simples fato de Cristo estar acima de qualquer ideologia deveria nos fazer, antes de levantar qualquer bandeira, nos perguntar à luz da biblia “isso é correto e coerente com o que eu acredito?” O feminismo não é a simples luta por direitos iguais, existem varias correntes, aquelas mais liberais, aquelas mais radicais, a maioria delas nutre um odio por Deus enorme, (sim, existem exceções de mulheres que creem e amam a Deus e ainda assim acreditam que o feminismo é necessário, mas são exceções e devem ser tratadas como tal) pois primeiramente[para a maioria das feministas] Ele nem existe, é só uma invenção da igreja catolica para assumir um papel coercitivo na sociedade, para que as pessoas andem na linha por medo de uma punição eterna. Levantar a bandeira do feminismo, mesmo dizendo que “não concorda com algumas manifestações” é levantar a bandeira de que papeis de gênero são instituições sociais, ou seja, Deus não criou homem e mulher, ele criou seres humanos plenamente capazes das mesmas funções e atividades, é levantar a bandeira de que “mulheres” trans são mulheres, entre outras coisas, isso é perigoso, porque quando você se identifica como feminista não dá pra mudar o feminismo só para que os cristãos se enquadrem, logo o que acaba acontecendo é que os cristãos mudam pra se enquadrarem ao feminismo.
        6- Sobre o aborto não vou falar muito pois acredito que essa resposta já está grande demais, então deixe-me apenas destacar que em proverbios 6.6, quando nos é mostrado que “seis coisas Deus ODEIA e a sétima sua alma abomina, umas das coisas odiadas pelo nosso Senhor são mãos que derramam sangue inocente.
        7- Não vou continuar pegando trechos do textos porque não quero uma resposta absurda de grande, então pra finalizar só queria te dizer que, como cristãos nosso dever é amar a Deus e ao proximo, esse é o maior mandamento deixado por Cristo. Irmã, eu entendo que o feminismo a principio parece algo agradável, algo correto e talvez até algo semelhante a vontade de Deus. É uma teoria muito bonita que nos faz acreditar que se lutarmos por isso, seremos enfim livres. Mas essa é só a superficie, o feminismo em si é algo que deve ser combatido pelos cristãos, pois vai contra tudo que Deus nos ensina. Te pergunto, você consegue achar base biblica para defender o feminismo?
        Os principios mais atraentes do feminismo, e que eu concordo 100% são os que pregam que
        -as mulheres não devem ser abusadas, assediadas por ninguém
        -as mulheres e homens que exercem mesma função no trabalho devem ganhar salários iguais
        -nenhuma mulher deve se achar feia ou inferior por causa de uma midia suja que insiste em nos dizer que só é bonito o magro, o branco, o liso
        -nenhum relacionamento abusivo deve ser tolerado
        -todas as mulheres são dignas de amor e compaixão
        Perceba que esses são os principios “feministas” que nós, como cristãs nos idenficamos e defendemos, certo?
        Então me responda, a biblia e o cristianismo sincero não são suficientes para a defesa de tais argumentos? Espalhar o cristianismo não seria uma forma muito mais eficaz de lutar contra as injustiças que o mundo apresenta? Porque então, levantar a bandeira de um movimento que odeia nosso Deus?

      2. O ser humano tem a mania de enxergar bem curto. Existe muitas incoerências bíblicas nesse texto. Deus não fez o homem e a mulher para serem iguais em todos os sentidos. Tanto o homem e a mulher tem a mesma importância perante a Deus, mas isso não significa igualdade de gênero, mas igualdade de relevância perante o criador. Exemplo: “Severino e Maria tem 2 filhos e são evangélicos e felizes. Eles convivem bem, apesar de ser uma família muito humilde. Existe muita fé em Deus nesta família. Severino sempre capins o quintal, sol quente, sente o fervor saindo do chão. Faz isso com muito orgulho enquanto Maria faz o almoço pra família e também faz isso com muito orgulho. Vida simples, porém eles são felizes no que acreditam. Severino nunca levantou a mão para Maria, a respeita muito. Sabe que ela faz o melhor para o bem da família. Quando chega cansado do trabalho, Maria faz questão de colocar o prato de comida para Severino, sabe que ele trabalhou muito na roça. Sabe que Severino faz o melhor para sustentar a família e ama sua esposa e seus filhos.”

      3. Primeiro algumas interpretações erradas, devem ser desconsideradas.
        A primeira delas é a que a mulher deve ser submissa a qualquer custo, isso n é verdade. A Bíblia é muito clara em dizer q a mulher é submissa ao homem que SE PARECE com JESUS, pq se o homem é como Jesus a mulher deve ser como a igreja.
        O segundo erro, é a q a mulher não deve ocupar um cargo de liderança, ela pode sim. Mas não pode ocupar o principal, a exemplo, que na igreja o líder sempre é um homem. Não por questão de inferioridade, mas sim por um princípio bíblico.
        A ideia de que a mulher é menor do que o homem ou inferior ao homem é falha! Temos uma compreensão errada sobre os termos e as condições, pq nossa compreensão é ocidental. A ideia é que a mulher tem um PAPEL DIFERENTE do homem, e isso muda tudo!!
        Por exemplo, são responsabilidades diferentes, atividades diferentes, mas nunca valor ou tamanhos diferentes. Inclusive Paulo diz: -Em Jesus não tem homem, não tem mulher, não tem escravo nem Senhor, todos são iguais diante de Deus-
        A mulher não precisa obedecer, ela é LIDERADA pelo homem, o homem não é o chefe da mulher, ele é o LÍDER da mulher, pois ele vai encaminhar sua esposa a partir do seu próprio exemplo. Assim como Jesus fez com a igreja.
        Não existe essa IGUALDADE de gênero, que o feminismo prega, existem papéis que quando são respeitados a igualdade e o respeito são vivenciados.
        O homem precisa de uma auxiliadora.
        Deve-se estudar mais a Bíblia para compreender a incoerência de ser uma feminista cristã.

    1. Querida Sara, não creio que este texto contenha incoerências , talvez você ainda esteja com opiniões e convicções muito erradas do que a Bíblia nos fala! Estude mais a Bíblia querida!

      E Sara de Paula, que texto incrível, faz muita falta em nossas igrejas mulheres como você. Parabéns pelo seu exemplo amada!
      De que igreja você é?

      1. Na verdade, na Bíblia há várias citações sobre o papel do homem e da mulher e todas bem claras. Simpatizo com o feminismo em algumas questões, mas há o perigo de trazer um sentimento de superioridade de gênero ou surgir o ódio por “injustiça”. Prefiro ficar com o texto em Filipenses 2: 3 “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo”. Além de amar à Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

    2. Para os que tanto criticam o aborto, ou a legalização, quero fazer uma pergunta: você se considera pró-vida? você julga o aborto um desrespeito à lei de Deus? Pois saiba, que sua hipocrisia chegou a um nível extremo, e sinto muito por lhe informar isso. Quer ser a favor da vida? Seja, mas seja a favor de todo o tipo de vida, seja contra a violência, contra a cultura do estupro, seja contra qualquer imposição que desrespeita a vida; e sabe o que você será no final de tudo isso? Um feminista desavisado. Conheçam o verdadeiro feminismo antes de criticá-lo. Sou cristã e sim, SOU FEMINISTA.

  2. Nossa que texto incrível !
    Faz muita falta em nossas igrejas mulheres como você, precisamos ter realmente ter cuidado para interpretar corretamente a Bíblia.
    Parabéns querida!
    De que igreja vc é?
    Bjoos

  3. Nossa, que texto incrível !
    Faz muita falta em nossas igrejas mulheres como você!
    De fato precisamos aprender a interpretar corretamente o que a Bíblia nos ensina.
    Parabéns pelo seu exemplo querida!
    De que igreja você é?

  4. Então xará, vamos lá
    Primeiro, se não fui clara o bastante no primeiro comentário, gostaria de esclarecer aqui, é com o seu texto inteiro que eu discordo, não tem nada nele que me faça achar plausível uma pessoa cristã se auto-denominar feminista.
    Por que? Simples, a própria definição de feminismo mostra que essa não é a vontade de Deus. Pegando de um site qualquer: “feminismo é um movimento social, filosófico e político que tem como objetivo direitos equânimes (iguais) e uma vivência humana por meio do empoderamento feminino e da libertação de padrões opressores patriarcais, baseados em normas de gênero”.
    Mas igualdade não é o desejo de Deus? alguém pode perguntar, Não é isso que ele nos diz em Gálatas 3.28? (Não há judeu nem grego, escravo ou livre, homem ou mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.) esse é o versículo mais usado por “feministas cristãs” para defender que para Deus somos iguais, mas o problema disso é a falta de contextualização, não se pode simplesmente pegar um versículo solto e jogar em qualquer situação para servir determinada vontade.. No caso desse versículo, Paulo não está dizendo que somos iguais no sentido de podemos exercer as mesmas funções na sociedade, está dizendo que somos iguais no sentido de “não importa se você nasceu judeu ou se se converteu a Cristo na vida adulta, para Deus somos um só povo”. Pois para Deus, mesmo que o mundo insista em negar, existe sim papel de homem e papel de mulher (e é isso o que o feminismo tenta desconstruir todos os dias) já que os padrões opressores patriarcais baseados nas normas de gênero são justamente as ideias “antiquadas” de que homem deve fazer isso e mulher deve fazer aquilo.
    Pois bem, voltando ao texto,
    1- Gostaria que você me explicasse de que forma o cristianismo é machista

    2- “Meninas, jovens e mulheres, submissão é estar sob uma missão,”
    Desde quando? Qualquer dicionário ou site da internet irá definir submissão como condição obediente, “ato ou ação de se submeter a algo ou alguma coisa; deixar dominar passivamente; uma forma de subordinação, vassalagem ou servidão” Está claro na bíblia e claro nos dicionários, ninguém pode mudar o sentido de uma palavra para satisfazer seus objetivos, quando a Biblia diz que as mulheres devem ser submissas a seus maridos, assim como são submissas a Deus… Como isso pode significar que as mulheres estão sob a mesma missão que Deus? Acho que, para combater o machismo existente em algumas pessoas, ao invés de negar o que a biblia claramente ensina, você poderia ensinar que, no mesmo capitulo em que a biblia diz que as mulheres devem se submeter aos maridos, diz também que os maridos devem amar as esposas como Cristo amou a igreja, e se necessário for, morrer por elas. Isso não é uma linguagem metaforica, Deus deixa claro que os maridos devem amar as esposas de tal forma que, se necessário for MORRER para lhes salvar as vidas, eles devem fazê-lo sem hesitar. Você imagina a responsabilidade que está depositada nos maridos? Que Deus é justo e não diria a mulheres para obedecerem homens maus. Pelo contrario, devemos casar com homens de Deus, que nos amem da forma como Ele ordena e ser submissas a eles, com prazer, pois essa é a a nossa missão como esposas. Isso não significa que Deus é a favor de relacionamentos abusivos, de maridos que abusam fisica e psicologicamente de suas mulheres, mas siginifica que Deus nos ama de tal forma que pôs sobre nossos maridos a responsabilidade de cuidar de nós, de nos amar como Ele amou a igreja.
    3- “Cristo está acima de qualquer ideologia para qualquer cristão sincero, e isso não vai mudar mesmo que eu decida defender todas as causas do mundo.”
    Na verdade, o simples fato de Cristo estar acima de qualquer ideologia deveria nos fazer, antes de levantar qualquer bandeira, nos perguntar à luz da biblia “isso é correto e coerente com o que eu acredito?” O feminismo não é a simples luta por direitos iguais, existem varias correntes, aquelas mais liberais, aquelas mais radicais, a maioria delas nutre um odio por Deus enorme, (sim, existem exceções de mulheres que creem e amam a Deus e ainda assim acreditam que o feminismo é necessário, mas são exceções e devem ser tratadas como tal) pois primeiramente[para a maioria das feministas] Ele nem existe, é só uma invenção da igreja catolica para assumir um papel coercitivo na sociedade, para que as pessoas andem na linha por medo de uma punição eterna. Levantar a bandeira do feminismo, mesmo dizendo que “não concorda com algumas manifestações” é levantar a bandeira de que papeis de gênero são instituições sociais, ou seja, Deus não criou homem e mulher, ele criou seres humanos plenamente capazes das mesmas funções e atividades, é levantar a bandeira de que “mulheres” trans são mulheres, entre outras coisas, isso é perigoso, porque quando você se identifica como feminista não dá pra mudar o feminismo só para que os cristãos se enquadrem, logo o que acaba acontecendo é que os cristãos mudam pra se enquadrarem ao feminismo.
    6- Sobre o aborto não vou falar muito pois acredito que essa resposta já está grande demais, então deixe-me apenas destacar que em proverbios 6.6, quando nos é mostrado que “seis coisas Deus ODEIA e a sétima sua alma abomina, umas das coisas odiadas pelo nosso Senhor são mãos que derramam sangue inocente.
    7- Não vou continuar pegando trechos do textos porque não quero uma resposta absurda de grande, então pra finalizar só queria te dizer que, como cristãos nosso dever é amar a Deus e ao proximo, esse é o maior mandamento deixado por Cristo. Irmã, eu entendo que o feminismo a principio parece algo agradável, algo correto e talvez até algo semelhante a vontade de Deus. É uma teoria muito bonita que nos faz acreditar que se lutarmos por isso, seremos enfim livres. Mas essa é só a superficie, o feminismo em si é algo que deve ser combatido pelos cristãos, pois vai contra tudo que Deus nos ensina. Te pergunto, você consegue achar base biblica para defender o feminismo?
    Os principios mais atraentes do feminismo, e que eu concordo 100% são os que pregam que
    -as mulheres não devem ser abusadas, assediadas por ninguém
    -as mulheres e homens que exercem mesma função no trabalho devem ganhar salários iguais
    -nenhuma mulher deve se achar feia ou inferior por causa de uma midia suja que insiste em nos dizer que só é bonito o magro, o branco, o liso
    -nenhum relacionamento abusivo deve ser tolerado
    -todas as mulheres são dignas de amor e compaixão
    Perceba que esses são os principios “feministas” que nós, como cristãs nos idenficamos e defendemos, certo?
    Então me responda, a biblia e o cristianismo sincero não são suficientes para a defesa de tais argumentos? Espalhar o cristianismo não seria uma forma muito mais eficaz de lutar contra as injustiças que o mundo apresenta? Porque então, levantar a bandeira de um movimento que odeia nosso Deus?

    1. Sara Gregorio seu comentário foi absurdamente perfeito! Acredito que a Bíblia é suficiente para defendermos os direitos das mulheres conforme Deus prescreveu. Sou a favor dos direitos da mulher que a Bíblia ensina e contra os abusos que sofrem, mas agora usar uma ferramenta que em sua essência é anti-bíblica, é só pesquisar um pouquinho sobre Elizabeth Cady Stanton, Susan B. Anthony, Naomi Goldenberg, Mary Daley, nomes importantes do movimento feminista, só pra citar algumas, e vejam o que elas pensam de Deus, da bíblia, da religião. O diabo é mestre em ser dissimulado, esconder sua verdadeira intenção, fazer com algo maligno tenha ares de cristão, e usar o feminismo como ferramenta por seus 2% de ideais bons que se conciliam com o que a Bíblia ensina seria no mínimo pragmatismo. E pior, ensinando isto na Escola Dominical a meninas adolescentes! Meu Deus!

  5. Meuuuuu Deus…. 😱
    Doutrinação feminista dentro da casa de Deus!!! É o fim dos tempos mesmo!!!

    OBS: não sou cristã… Mas, tenho consciência do mal que essa ideologia faz na vida de adolescentes ( pior ainda se for crianças)

  6. Sara querida… Quanta falta de conhecimento nas escrituras. E você está ensinando isso para suas alunas de ebd? As precursoras do feminismo, simone beauvoir, Betty friedman falam oque para você? As mesmas abominam uma mulher que fica em casa e tem filhos e cuida do lar. Ser boa dona de casa é espiritual, querida. Em tito 4, nos ensina isso. Nao precisamos provar igualdade diante de niguem! Eu, você e um homem somos de mesmo valor iguais porém com funções diferentes. E isso nao nos faz inferiores. Não coloque a culpa de mulheres nao saberem escolher seus maridos no machismo. O machismo existe porque existe o lado ruim do homem. Mas e o lado do homem que é temente a Deus? Mandar? Isso é casamento? Nao, nao querida.
    Galatas 5 exorta os homens a amares suas esposas e as esposas respeitarem seus maridos.
    É crente e tá tudo errado no casamento? Com certeza alguem ou varios deram palpite dizendo que nao ia dar certo, mas foi e fez do mesmo jeito. Jamais o feminismo vai casar com o cristianismo. Estude mais e peça iluminaçao da palavra. E cuidado com os ensinamentos errados. Vc está contribuindo para que elas cometam os mesmos erros

  7. oi, Sara, tudo bom? sabia que esse texto foi resposta de uma oração? pois é! vou te explicar melhor. hoje, faltei a faculdade e fui pro culto da minha igreja; o culto de terça é basicamente uma conversa informa sobre estudos bíblicos, algo bem legal! hoje, nós falávamos sobre o livro de gênesis e não me recordo muito bem como, mas em um determinado momento o assunto foi sobre a responsabilidade do pecado e durante um discurso, o pastor da igreja começou a falar um monte de coisas sobre a mulher. ele disse que o mundo ta caminho pro lado errado porque as mulheres estão se emancipando, saindo do lugar delas e querendo assumir o controle de tudo, ele também falou que nas faculdade e nos trabalhos a mulher está tendo dominância e isso, de certa forma, faz com que ela esqueça do lar, da famílias, entre outras coisas. basicamente, ele culpou a mulher pelas coisas ruins do mundo (e paste: todas as mulheres concordaram) e quando eu ouvi isso, fiquei extremamente chateada.na oração final, comecei a perguntar pra Deus se era errado ser feminista, se a minha visão desagradava a Ele e pedi que ele me mostrasse o que ele acha correto e logo após o culto, me deparei com esse texto! Agora tenho total certeza que é valido ser feminista e cristã, afinal, Cristo foi o maior defensor dos direitos iguais, não é mesmo? então, agradeço a Deus pela sua vida (:

    1. Bianca minha querida, se você quer uma resposta de Deus, vá as escrituras e não a opiniões pessoais, não acho que tenha sidp resposta dEle, por nosso coração ser enganoso, é muito fácil sermos enganadas por textos que falam aquilo que queremos ouvir e não o que realmente precisamos.

    1. Vou dar um exemplo bem básico:
      ex. de igualdade de direitos: homens e mulheres terem o direito de receber ensinamentos
      ex da Bíblia: Jesus ensinou a Marta e Maria
      Naquela época uma mulher não podia falar na presença de um homem, seu porta voz era o marido, você sabe o quanto Maria está sendo desrespeitosa para aquela sociedade ao sentar aos pés de Jesus ?
      Se Ele, o Filho de Deus, foi contra a sociedade e ensinou a mulheres quem são as pessoas para falar que as mulheres não podem sair de casa para estudar?
      Esse exemplo vale para todos os direitos civis: trabalho, estudo, decidir com quem casar, etc.

  8. “Eu preciso do feminismo porque não aceito que me limitem por ser mulher;
    Eu preciso do feminismo porque eu tomo as minha decisões, e não a sociedade;
    Eu preciso do feminismo porque sirvo um Deus justo;
    Eu preciso do feminismo porque já não vivo eu, mas Cristo vive em mim;
    Eu preciso do feminismo porque sou cristã!”

    Me desculpe, mas acho que você precisa ler mais a Bíblia… Como já dito nos comentários acima, é impossível ser feminista sendo cristã.

    Mas como me parece que não aceita tal fato, acho que poderia colocar lado a lado as duas coisas e perceber melhor por si só, após ler a Bíblia com revelação divina e não apenas visão natural.

  9. Bom, se os princípios bíblico defendem a igualdade e tudo mais, por quê precisa de um movimento por fora que “às vezes” hostiliza tanto os princípios bíblicos?! Não seria melhor simplesmente lutar para que os princípios bíblicos fossem acatados e ensinados sem uma ideologia humanista?! Pois imagina Paulo, criando movimentos para ensinar as igrejas da época (para vocês gentios: vou criar o movimento “gentios na igreja” assim poderão reivindicar que a igreja é um lugar para todos e não só judeus)?! Não seria melhor apenas ensinar (foi o que ele fez) que Deus não faz acepção, devemos amar o próximo e até os inimigos, e que seja judeu, grego ou gentio se crê, arrepender e nascer de novo estará no Paraíso?! Já que movimentos criam pros e contras, criasse partidos que acabam gerando dissenções! Não seria melhor eu apenas ser Cristão-Genuíno?! Para quê viver na sombra de um movimento, já que ser apenas um simples Cristão-Genuíno eu estaria defendendo os valores que supostamente são defendidos por este movimento?! A Palavra de Deus não tem poder próprio ou ela precisa de um movimento para “dá uma forcinha”?! Por quê não usar a bíblia para defender princípios bíblicos ao invés de usar o feminismo para defender princípios bíblicos que não são acatados na meio Cristão?!

    Deixo esse versículo, mas medite em colossenses 3 todo (E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. -Colossenses 3:14)

    Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem.
    1 Coríntios 10:24

    Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
    Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
    Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.
    1 Coríntios 1:19-21

    Fique com a paz de Cristo!

    1. É preciso criar um movimento sim até que os fundamentos sejam efetivamenete aceitos e assimilados dentro da doutrina cristã com base justamente nos ensinamentos de Cristo para a humanidade.

      Quando isso ocorrer, o movimento acaba, pois todos estarão com o mesmo entendimento sobre a verdadeira vocação dos homens e mulheres nesta terra.

      Hoje, infelizemente muitos homens cristãos e não cristãos ainda acham que as mulheres existem por causa deles e para servi-los, perpetuando a idéia de posição subalterna às mulheres, quando obviamente Deus nos chama a todos para em primeiro lugar servi-Lo. Essa é a verdadeira vocação de mulheres e homens.

      Há uma frase que diz que ninguém pode saber o que outro passa, ate que esteja realmente em sua pele, vivendo sua vida e seu cotidiano.

      Portanto, mesmo que nao concorde com o movimento, não critique.
      Deus julgará todas as coisas e com oração, chegaremos à verdade,

      Um abraço.

  10. Sara Gregório eu simplesmente ameei sua resposta! e é exatamente nisso que concordo: é impossível você ser uma cristã e abraçar o feminismo..da mesma forma que é impossível você ser cristão e ser socialista(esquerda) .é como se fosse um judeu abraçando o nazismo por exemplo

  11. Parabéns, Sara de Paula, por seu texto. E parabéns aos outros e outras, que fizeram comentários elogiosos e, de igual forma, os que se contrapuseram, com muita educação e com bons argumentos, em especial a Sara Gregório. Contudo, sou também dessa “turma” dos que pretendem “conciliar o inconciliável”. Sou agnóstico, e leio a Bíblia (entre outros livros sagrados); Sou empresário, e sou de esquerda; Sou a favor do Bolsa Família; mas acho o TenYad judaico mais inteligente e eficiente; Sou hétero; e luto pelos direitos LGBT; Sou contra o aborto, e por isso sou pela sua legalização.
    Quem me julga muito rápido, facilmente me tacha de perdido, de hipócrita, de perdido, de petralha, de bicha enrustida, de feminazi ou aborteiro.
    A Bíblia hoje, pra mim, é um livro mais importante do que antigamente, quando eu era um católico “repetidor de frases ali contidas”; me permitiu fazer um filme sobre índios da Ilha do Bananal, e ouvir deles qual teria sido a “gênese humana” segundo a cosmogonia Karajá (um cacique evangélico, de uma das tribos de lá, veja só, proíbe que tal história seja contada). Eu, ao ouvi-la…
    (Pausa pro resumo: o povo Iraru Mahadu vivia na água, lá ninguém morria, eram como peixes imortais e felizes; um dia um peixinho jovem põe a cabeça pra fora dágua e fica maravilhado com o que vê; volta pra tribo e os convence a saírem todos a “conhecer” o mundo de fora – contra os conselhos do índio mais velho, que não conseguia lhes explicar os perigos e o conceito de morte, visto que eles não tinham referência -; todos saem – inclusive o velho – e começam a olhar e nomear tudo o que vêem – eles não percebem que não respiram mais a água e que andam sobre pernas – eles estavam muito entretidos com as novidades do mundo! -; Até que… o mesmo indiozinho encontra um galho podre no chão: “o que é isto, Índio Velho?”, “Isso é a morte” “Ah, não gostamos disso… vamos voltar” “Agora não dá; estamos condenados a viver aqui”.)
    Só um cristão, ou, no caso: um ex cristão com visão aberta pro OUTRO, seria capaz de perceber que esta é a EXATA HISTÓRIA DE ADÃO E EVA com toques de Darwinismo!
    Mas o cristão “puro” faz o que? Faz como o citado cacique evangélico: corta o que não convém.
    E o Darwinista? o que faz? jamais admitiria que a Bíblia tenha alguma razão; mesmo sabendo que o próprio Darwin foi um crente em Deus e na existência da alma (sabe-se que ele foi um “quase” agnóstico).
    Sou um empresário que quer que todos os meus funcionários sejam empresários;
    Quanto ao chamado assistencialismo, conheçam a proposta do TenYad: http://tenyad.org.br/; tem porta de entrada e de saída; quem está nele não vê a hora de sair; por uma questão de autorespeito;
    Quantos aos gays, quero pra eles o que acho justo pra mim e pra minha esposa; (e não me venham com “Deus fez homem e mulher”, que eu contra-ataco com: “E os hermafroditas? não são seres de Deus?”)
    E quanto ao aborto, o ex presidente uruguaio Zé Mujica – que é ABSOLUTAMENTE CONTRA O ABORTO, legalizou a prática, ZERANDO, de início, a morte de mulheres que buscam tal procedimento, e agora o número de abortos cai, ano a ano. Por que? Porque agora SE SABE quem são as moças e mulheres que abortam, e porque; de modo que se pode combater o problema na raiz, e não criminalizando. De novo: liberar o aborto não significa o “bundalelê” do aborto – não se se fizer a sério. Significa equacionar o problema.
    Paz e bem a todos e todas aqui.

  12. Na minha opinião, é melhor pregar a palavra de Deus, fazer com que tenha cristões de verdade que seguem a palavra de Deus nas igrejas, que amem o próximo, e que abominem o pecado. Pois um cristão que está na presença de Deus, é um bom marido, um bom filho, um bom irmão, uma boa pessoa. Então, em vez de apoiar o feminismo que é contra as igrejas, e as famílias, apoie a palavra do Senhor, pois ela edifica. Deus abençoe

  13. Olá Sara, não tenho um grande comentário a fazer, somente agradecê-la pelo ótimo texto, é reconfortante saber que no meio cristão existem sim pessoas que pensam além, que de fato buscam se aproximar de quem Jesus é, e seu principal mandamento, AMAI. Em meio a tantos comentários que exalam ignorância, agressividade e machismo dos próprios cristãos na internet, me vi extremamente chateada, é profundamente triste e até agoniante ver as pessoas, cristãs ou não, presas em prisões criadas em suas mentes, das quais não querem sair. Glória a Deus porque a revelação do Paizinho de Amor nos liberta, nos torna filhos, cheios de um amor por quem nem conhecemos. Que Deus abençoe sua vida, continue escrevendo!

  14. Uma borboleta e um elefante tem a mesma função no ecossistema? Não né! Então por que essa insistência em dizer que homens e mulheres têm o mesmo papel na sociedade? Somos seres diferentes, criados para funções distintas. Como cristãs, nos cabe aceitar o nosso papel, que foi o próprio Deus que nos deu. Isso implica estudar a Bíblia e descobrir qual é a vontade de Deus e onde Ele quer que nós estejamos.

  15. Muiito obrigada por esse texto!! Me fez sentir compreendida e representada. Gostaria de ler o texto sobre a Epístola de Paulo aos Conríntios, pois sempre me trouxe dúvidas, mas não está mais disponível a página 🙁

    Jesus é contigo <3

  16. Acho que cheguei bem atrasada na postagem. Mas gostaria de parabenizar o seu texto e a coragem por debater este tema. Gostaria ainda de pedir dicas de referências para estudar o feminismo cristão, como autoras do campo da Teologia, Sociologia, Ciência da Religião, etc. Desde já, agradeço!

  17. Por que uma mulher independente, empoderada e feminina precisaria do movimento feminista?

    “Eu Preciso de Feminismo Porque…”

    (Por Svetlana Voreskova, professora de história russa)

    1. Eu preciso do feminismo porque sei que todos os homens são porcos, e eu odeio sexismo.

    2. Eu preciso do feminismo porque ele me ensina que aquilo que faço com o meu corpo é minha escolha, mas não minha responsabilidade.

    3. Eu preciso do feminismo porque sou cronicamente insegura e não tenho senso de humor.

    4. Eu preciso do feminismo porque sou muito pudica e morro de medo da sexualidade humana.

    5. Eu preciso do feminismo para que, quando alguém disser algo grosseiro para mim, eu possa fazer cartazes ridículos e tagarelar como uma vítima idiota ao invés de me defender.

    6. Eu preciso do feminismo para que eu possa mascarar minhas neuroses como indignação, estereotipando homens como malignos misóginos grosseirões.

    7. Eu preciso do feminismo para convencer a mim mesma que tachar homens negativamente não é sexismo.

    8. Eu preciso do feminismo para que eu possa protestar contra violência a mulheres enquanto me divirto com violência contra homens.

    9. Eu preciso do feminismo para que eu possa gritar “nojento” a qualquer homem que se aproxime de mim, enquanto me pergunto por que ainda estou solteira, e para onde foram todos os homens bons.

    10. Eu preciso do feminismo para culpar todas as minhas fraquezas e fracassos no patriarcado.

    11. Eu preciso do feminismo porque ninguém tem direito de me dizer que eu estou bonita.

    12. Eu preciso do feminismo porque ninguém nunca me elogia.

    13. Eu preciso do feminismo porque eu tenho direito de passar horas em frente ao espelho fazendo-me o mais atraente possível, mas depois não quero nenhum homem me olhando.

    14. Eu preciso do feminismo porque sei que só homens ricos, altos e bonitos têm direito de se sentirem atraídos por mim.

    15. Eu preciso do feminismo porque tenho direito de nunca ter a minha delicada sensibilidade ofendida – apesar de eu ser uma mulher empoderada.

    16. Eu preciso do feminismo porque acredito que os homens deveriam ser obrigados a se sentir atraídos por mulheres masculinizadas.

    17. Eu preciso do feminismo porque eu deveria ganhar o mesmo que homens que são mais experientes e trabalham mais horas que eu.

    18. Eu preciso do feminismo porque faz anos que eu não faço sexo.

    19. Eu preciso do feminismo porque permite convencer a mim mesma que repetir um monte de baboseira sem fundamento que aprendi num curso de Estudo de Gênero me faz parecer uma pessoa inteligente e culta.

    20. Eu preciso do feminismo para ajudar a me convencer que não há nada que homens possam fazer melhor que mulheres, enquanto exijo ser favorecida na concorrência para que eu possa competir.

    21. Eu preciso do feminismo porque todos os meus colegas homens deveriam andar “na ponta dos pés” por medo de dizer algo que possa me ofender.

    22. Eu preciso do feminismo para que eu possa gritar que sou uma mulher independente e empoderada, enquanto dou escândalo e resmungo toda vez que alguém diz algo ‘inapropriado’.

    23. Eu preciso do feminismo porque me permite crer que os homens são responsáveis por suas próprias ações mesmo quando bêbados, mas mulheres não são responsáveis pelas suas.

    24. Eu preciso do feminismo porque me ensina que é empoderador me reduzir a um bebê chorão quando ouço uma piada sexista.

    25. Eu preciso do feminismo porque me permite rir de todas as tiradas de sarro sobre ‘homens burros’ na TV enquanto esbravejo contra a estereotipação sexista das mulheres.

    26. Eu preciso do feminismo para que eu possa me sentir bem recebendo benefícios do governo e trazendo ao mundo bebês que eu não posso custear.

    27. Eu preciso do feminismo porque liberdade de expressão é bobagem.

    28. Eu preciso do feminismo porque me permite receber a bajulação de feministos fracotes, enquanto espero um homem de verdade aparecer e tirar o meu chão.

    29. Eu preciso do feminismo porque me permite ficar indignada com propagandas que mostram mulheres de biquíni, mas faço vista grossa sobre as que mostram homens musculosos e besuntados.

    30. Eu preciso do feminismo porque eu mereço ser paparicada, prestigiada, receber privilégios e ser protegida de qualquer coisa que possa me irritar, e tudo porque eu tenho uma vagina.

    31. Eu preciso do feminismo porque bancar a vítima é muito mais fácil que ser a mulher ‘empoderada’ que eu digo ser.

    32. Eu preciso do feminismo porque sou fraca, ridícula, insegura, desqualificada, reclamona, neurótica e covarde, que morre de medo de me defender e de me responsabilizar pelas minhas próprias decisões.

    (Svetlana Voreskova, “I need feminism because”, Web of Deceit, 23.12.2013.)

    Fonte: http://7uvw.xyz/ladodireitodaequidade/antifeministas/svetlana-voreskova/eu-preciso-de-feminismo-porque/

    Original: https://feministbrainwash.wordpress.com/2013/12/23/i-need-feminism-because/

  18. Sou bacharel em Teologia e te digo que o feminismo e o cristianismo são antagônicos. E conheço todos os contextos de Paulo relacionados à mulher. Acho que usar um texto fora de contexto é pretexto pra heresia. Ou você é cristã ou feminista. Os dois é impossível. Pelo menos esse feminismo atual não tem como.

Deixe um comentário