Vlog | Minha primeira compostagem doméstica

Compostagem doméstica. Esse assunto tem me encantado tanto que valeu meu primeiro vlog.

Caso você não saiba nadinha de compostagem, uma introdução bem resumida: a compostagem doméstica é a proposta de criar em nossas casas um sistema simples para que o nosso lixo orgânico se decomponha naturalmente e se transforme em adubo natural, ao invés de envia-lo para a coleta de lixo comum, que não vai tratar essa matéria de forma ecologicamente correta.

Uma forma fácil de iniciar esse processo é adquirindo ou até produzindo uma composteira doméstica. Você pode comprar pronta como eu, ou produzir uma utilizando três baldinhos. Esse vídeo do Laboratório Educação Ambiental ensina de forma muito fácil como fazer.

Você ainda pode fazer como eu e adicionar minhocas, mas dá para fazer sem.

O que você pode colocar na composteira:
Restos de alimentos não cozidos;
Podas e folhas de árvore;
Filtros de café com a borra;
Saquinhos de chá;
Rolinhos de papel higiênico;
Casca de ovo.

Tem gente que coloca alguns restos de alimentos cozidos ou coisas temperadas, mas eu prefiro não colocar. Caso você queira, veja certinho como selecionar os materiais para não prejudicar o processo.

Sobre esse processo, aliás, é bem simples e o vídeo que indiquei acima já ensina também, mas de uma forma bem prática, você só precisa colocar os resíduos na caixa de cima da composteira (são três caixas), e cobrir com matéria seca, que pode ser folha seca, serragem ou papelão. Eu realmente prefiro serragem, pois tive a impressão de que a folha seca demora mais para decompor e deixa o resíduo muito úmido. Quando a caixa de cima encher, é só colocar ela no meio e começar o processo novamente com a caixa que estava no meio, que agora ficará em cima. Na caixa da base fica pingando o biofertilizante. Não é chorume, como o que sai do lixo. É um líquido sem cheiro e riquíssimo em vitaminas para regar as plantinhas, quando diluído em água. Não coloque diretamente nas plantas, pois é muito forte.

Se você optar por ter minhocas no seu processo, elas vão comer tudo o que você colocar na composteira e transformar em húmus, que parece uma terra preta e é vitamina pura para as plantas. No meu vlog dá pra ver a aparência da terra, e nesse final de semana eu coloquei essa terra nas minhas plantas e elas parecem ter gostado.

Percebi nessa primeira experiência que a gente tem que prestar atenção para ver se o ambiente está bom para as minhoquinhas. Nessa onda de calor que tivemos no último mês em São Paulo, minhas minhocas começaram a fugir da composteira, algo que é que comum, mas geralmente sinaliza que fizemos algo de errado. Eu por exemplo, notei que tinha deixado pouca matéria seca e não tinha colocado uma “rampa de salvação”, como uma telha ou pedra, na caixa da base para que as minhocas pudessem subir de volta para as caixas com alimento caso caíssem no biofertilizante.

Por fim, se você estiver se perguntando ou conhecer alguém que não entende as vantagens de compostar em casa, segue uma lista de motivos:

O Brasil gera cerca de 79 milhões de toneladas de resíduos urbanos por ano atualmente, e esse lixo não é tratado pelo poder público com a responsabilidade necessária. Quem composta em casa pode reduzir pela METADE a quantidade de lixo que produz. Imagine o impacto nesse cenários se todos assumissem a responsabilidade.

A compostagem também evita a emissão de gases que colaboram com a destruição da camada de ozônio e com o efeito estufa. Uma ação simples que ajuda a combater problemas gigantes.

Fertilizante grátis! Se você não tem plantinhas em casa, tenho certeza que conhece alguém que ia amar ganhar fertilizante orgânico produzido por você.

E agora de forma muito pessoal, eu defendo que a grande vantagem de ter uma composteria doméstica é ter a consciência sobre o que é e o que não é lixo de verdade. Reciclar e compostar são coisas que tomam pouquíssimo tempo tempo e geram um benefício enorme que, se todos entendessem, o planeta não estaria enfrentando tantas crises.

Deixo aqui duas indicações que falo no vídeo também:

Para comprar uma composteira igual a minha, basta acessar a Loja das Abelhas. Vou deixar o link direto para quem quiser uma de 15 litros, já com base, minhocas e serragem, que atende bem uma casal: https://lojadasabelhas.com.br/item/Composteira-Domestica-Verde-15-Litros.html

O curso da Embrapa sobre compostagem que vou começar não é exatamente para iniciantes como eu. Ele é mais voltado para profissionais, mas como escrevo sobre temas como meio ambiente, resolvi me desafiar. Caso queira fazer o mesmo, segue o link: https://www.embrapa.br/e-campo/curso-online-compostagem

Empresas oferecem planos de coleta de lixo orgânico para compostagem para residências ou empresas. É importante consultar a mais próxima de você, mas o trabalho da Ciclo Orgânico é incrível e tem baixo custo: https://cicloorganico.com.br/

Até mais!

Deixe um comentário