Um dia das mães difícil

Imagem: Bennett Tobias | Unsplash

Eu ainda não sou mãe. Por escolha. Mas quero ser.

Não romantizo esse processo e tenho consciência dos desafios que ele propõe, mas é algo que quero viver.

Acho que ser mãe muda tudo, e gostaria que a mulher pudesse sempre ter o direito de decidir sobre essa grande mudança. Mesmo não sendo assim, eu vejo mulheres atravessando desafios gigantes para se tornarem não outra, mas mais uma em si. Entregam seus corpos para a mudança, suas vidas para a bagunça e todas as suas emoções ao imprevisível de outra vida. Grandeza!

Esse ano o Dia das Mães foi mais difícil, com distanciamento e perdas. Não pudemos almoçar entre mães e filhos, nem receber visitas. Os presentes foram entregues à distância ou deixados para depois. Não organizei a homenagem das mães da igreja como de costume, e tudo isso fez falta.

No entanto, entendo que a reflexão do dia permanece. Pensar, sem romantizar, nessa sagrada conexão que é ser mãe. Eu sou filha de uma Deméter (deusa grega), uma mãe feroz que moveria céus e paralisaria terra para me resgatar dos locais mais profundos. Sou filha de mulheres da igreja que me adotaram com o coração. Filha do círculo de oração quase todo. Eu tenho mães aos montes e esse é um dos maiores privilégios da minha vida.

Com uma certa frequência penso que gostaria de já ser mãe, mas quando de fato for, espero conseguir ser tão acolhedora quanto as mães da minha vida. Se não for, espero ser um pouco mãe para quem precisa, oferecendo colo, café, bolo, conversas e orações.

Feliz Dia das Mães para quem é maternal para alguém. Feliz Dia das Mães para as mulheres que são mãe, mas não só isso. A mulher que é mãe, é mãe também, mas é muito mais. Ela é várias em uma só. A filha, a mãe, a profissional, a que gosta de cachorros… A que ela quiser ser.

Termino com um vídeo maravilhoso da autora Cris Guerra, ilustrado pela Anna Cunha. Esse vídeo faz referência ao livro Mãe. Compre aqui. A autora conta um pouco sobre a criação dessa crônica que virou livro no Instagram dela. Leia aqui. O texto desse vídeo é profundamente bonito para mim. Fica minha homenagem através dele.


Comprei há quase um ano um cartão ilustrado pela Anna Cunha para entregar para minha mãe hoje. “Mãe é ninho”. Postei ele aqui no Instagram. Ela é realmente um ninho para mim. Voamos, mas temos para onde voltar.

Mais uma vez, feliz dia das mães!

6 comentário em “Um dia das mães difícil

  1. Emocionada, que palavras lindas de conforto e de muito amor nesse momento tão difícil, mais deus com sua bondade e com seu amor usa pessoas tão lindas como você para alegrar nosso coração de palavras tão maravilhosas..
    Parabéns até pra aquelas que não são mães mais são grandes mulheres guerreiras admiro todas 😍😍

  2. Amo ser sua Mãe minha grande pequenina, desde que voce chegou em minha vida eu fui descobrindo que voce veio para me mostrar que sou forte, saiba que por voce eu passaria por tudo outra vez……
    Eu te amo

Deixe um comentário